GLOSSÁRIO DE TERMOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Extraído de: CARVALHO, A. Glossário de Termos relacionados à Tecnologia da Informação. Bauru-São Paulo: ABC Soluções, 2009.
Automação: substituição de atividades manuais por equipamentos e processos automáticos, que permitem maior produtividade, precisão de informações e, consequentemente, redução de erros.
Administração de rede de computadores é o conjunto de tarefas de instalação, planejamento de uso, backup, suporte, segurança e auditoria, definição de grupos de usuários e senhas etc.
Algoritmo: sequência lógica de procedimentos partindo de dados para chegar à informação. Existem várias formas de representar um algoritmo: redação simples, fluxograma, portugol etc.
Análise: é o estudo das partes componentes de um sistema.
Análise de sistemas: é o estudo do sistema existente como parte do planejamento de um novo sistema ou uma alteração ou melhoria a ser proposta.
Análise e projeto de sistemas de informação: é a análise e projeto de sistemas que utilizam os recursos da Tecnologia da Informação. Essa análise normalmente deve ser realizada com uma metodologia: análise estruturada, análise essencial, análise orientada a objetos.
Backbone: é a "espinha dorsal" ou infraestrutura de telecomunicações de dados.
Banco de dados é um conjunto ou coleção organizada de dados que permite ao usuário o acesso e a manipulação e dados e informações.
B2B - Business to Business: comércio eletrônico via Internet, realizado entre empresas, também chamado de e-business.
B2C - Business to Consumer: comércio eletrônico via Internet, realizado entre uma empresa e o consumidor final, são conhecidas como lojas virtuais e também como e-commerce.
Binário: é o sistema de numeração que considera a base 2, ou seja, ele admite dois valores para representar a informação: O e 1. Um exemplo de número na base binária é 1110011 na base 2, em que o 2 na parte inferior indica que é binário. Se fosse outra base, por exemplo, base 10, outro número