Glossário de Sociologia jurídica
Adagiário: Adágio: provérbio (aconselhamento pedagógico moral); ou seja, Adagiário é coleção de adágios.
Aedo: termo grego que significa poeta.
Agon: (agonia – agonistica = luta) palavra de origem grega que tem o sentido de luta, de disputa de tensão confrontacional.
Ágrafos: sem grafia, não usavam escrita.
Alteridade: presença, vigência, reconhecimento, da objetividade e da subjetividade do outro de sua plenitude, de sua integridade, de sua indispensabilidade. Alteridade é o reconhecimento existencial do outro e a afirmação de sua plenitude e decisividade (reconhecimento puro do outro).
Amazom: seio cortado.
Andropo: espécie humana.
Andros: termo de origem grega que significa pessoa do sexo masculino.
Argento: prata.
Argentocracia e Plutocracia: poder pelo dinheiro.
Aristocracia: deriva do Deus grego da guerra cujo nome é Ares, de Ares, provirá o termo grego Areté, que significa excelência definida, estipulada, desenhada como desempenho bélico, e finalmente o termo Aristói, que significará os melhores, os mais qualificados, os otimizados (com coragem, firmeza e companheirismo), Ou seja, Aristocracia vincula-se, integralmente a experiência do ethos guerreiro, somente mais tarde será associado a um fenômeno classístico.
Asceta: ser humano empenhado na concentração espiritual, vinculado à motivações que desprendam o espírito dos valores mundos e vulgares orientando-o para as questões relativas ao altruísmo (magnanimidade da alma), a indiferença diante das coisas que atraem o senso comum.
Autotutela: exercício arbitrário das próprias razões ou fazimento da justiça com as próprias mãos - (explosão irracional).
Bellum: termo de origem latina que significa guerra.
Canônico: vem de Canoni, que significa regra em grego.
Casca: camada ou estrato social caracterizados pela hereditariedade, imobilidade, e continuidade.
Cetro: bastão de comando.
Cidade estado: designação