Glossário de Moda
Jaqueta esportiva de inverno, acolchoada, impermeável, com zíper e reguladores no quadril. Originalmente usada pelos esquimós.
BATA
Blusa com corte evasê e recorte logo abaixo do busto, baseada em vestidos camponeses tradicionais do leste europeu. Por ser mais larga e esvoaçante, é confeccionada geralmente em tecido fino. Popularizou-se nos anos 1970 através dos hippies.
BOLERO
Espécie de casaco curto com comprimento acima da cintura, com abertura frontal em formato arredondado, com ou sem mangas. Peça integrante do vestuário típico dos toureiros espanhóis até hoje, o modelo foi muito popular na Europa durante o século 19. Retornou à moda nas décadas de 1930, 1940 e 1950, principalmente como peça feminina para ser utilizada sobre vestidos de festa em dias de clima ameno.
CALÇA BOYFRIEND
É chamada assim por ser um modelo de jeans que parece "roubado" do namorado, "boyfriend" em inglês. Se caracteriza por ser bem folgado, com gancho baixo. O quadril é desestruturado e as pernas, amplas. Usa-se geralmente com a barra dobrada.
CAFTÃ / KAFTAN
Também chamado de kaftan, é uma túnica originalmente masculina, feita em seda e com mangas compridas e comprimento até o tornozelo. Tem como uma de suas principais características a faixa de amarrar na cintura e os bordados frontais e nas mangas. Ao longo dos séculos, o caftã foi adotado por outras culturas, ganhando novos materiais, cores e até mesmo mudanças na modelagem. Nos anos 1990, Tom Ford criou caftãs de veludo para a Gucci, referenciados pela mídia como estilo “hippie chic”.
CASAQUETO
Casaco mais curto no comprimento e nas mangas. Refere-se a qualquer modelo de casaco desde que seja curto.
CHEMISIER
Vestido cortado como camisa. Seu nome deriva da palavra francesa "chemise", que significa camisa.
CARDIGÃ
Casaco feminino e masculino de malha, com mangas compridas, sem gola, com decote em V e abotoado na frente. Popularizou-se pelas mãos de Gabrielle Chanel no século XX.