Glossário de botânica geral e comparada ii
Abscisão foliar: separação da folha de um ramo, sem que o mesmo seja danificado.
Figura 1 Abscisão foliar
Figura 2 Acao do acido abscísico
Figura 2 Acao do acido abscísico
Acido Abscísico: Provoca indução do fechamento dos estômatos, envelhecimento de folhas, dormência de sementes e gemas, inibe o crescimento das plantas. Sua produção ocorre em diversos órgãos da planta: caule, folhas e extremidade da raiz (a coifa). A difusão desse hormônio ocorre através dos vasos condutores de seiva. Adubação foliar: é uma técnica agrícola usada tanto por produtores amadores quanto por profissionais e consiste no fornecimento de nutrientes para as plantas através de suas folhas mediante o uso de adubos foliares.
Figura 3 pulverização de soluções de adubos nas folhas
Auxina: são hormônios vegetais que controlam os movimentos das plantas em resposta à luz (fototropismo). Quando uma planta é iluminada de um único lado, as auxinas migram para a região menos iluminada, causando um alongamento celular que tem como consequência a planta se curvando em direção à fonte de luz:
Figura 4 Ação da Auxina
Figura 4 Ação da Auxina
Citocinina: [Gr.kytos:reservatório+kinein:mover] substancia que faz parte das classes do crescimento de plantas desempenhando funções na senescência, na divisão celular e em outros fenômenos.
Figura 5 Ação hormonal e desenvolvimento dos vegetais.
Complexa antena: nome dado ao complexo coletor de luz, presente na membrana do tilacóide.
É um conjunto de proteínas integrais de membrana, associadas (ligadas quimicamente) a moléculas de pigmentos. Os pigmentos, no caso de vegetais são a clorofila b, clorofila a e carotenoides.
Figura 6 Complexo de antena
Dormência: condição em que a atividade normal esta suspensa, como em algumas sementes e gemas.
Figura 7 Dormência de sementes
Etileno: hormônio vegetal que em sua concentração realiza o amadurecimento dos frutos e indução da abscisão