Glossário da República Velha
O poder das oligarquias: Fase da história doBrasil (1894-1930) em que houve forte domínio das elites de grandes proprietários latifundiários de agricultura e pecuária, conhecidos como coronéis na política nacional, principalmente da região sudestedo Brasil. Tais políticos inspecionavam as eleições, para que camponeses votassem em quem eles queriam, mantendo-se assim no poder de fora alternada. Estes emergiam dos seguintes partidos: oRepublicano Paulista e o Republicano Mineiro.
Política do café com leite: Criado para conter as insatisfações populares e obter apoio dos dissidentes (divergentes de opinião), esta política garantia a eleiçãode deputados ao poder executivo por meio de alianças com elites regionais (Oligarcas) que em troca recebiam o apoio do governo. Os oligarcas defenderiam as políticas federais e garantiriam a eleiçãode deputados que apoiassem ao governo. Sua subdivisão e alianças entre os três níveis (federal, estadual e municipal), garantiam o poder ao presidente.
Revolução Federalista: Ocorrida no RioGrande do Sul, foi uma revolta chefiada por uma oligarquia contrária ao governo de Floriano Peixoto. O movimento estendeu-se ao Paraná e a Santa Catarina. Os revoltosos do Sul se uniram aosintegrantes da Revolta da Armada, afundando o País em uma das mais sangrentas lutas da República Velha com duração de 31 meses, 10 mil mortos e prejuízos materiais de grande porte. Modernidade: Oposto aoconservadorismo do período anterior. No caso do Brasil, o inverso do sistema monárquico, cujo sua principal característica era a sociedade escravocrata. O modelo de sociedade moderna vem a ter a mesma...