Glossário - botânica geral
Glossário de Botânica Geral
Maceió, 20 de fevereiro de 2013
Glossário
Abscisão - refere-se à perda de uma parte do corpo. É normalmente referido para descrever o processo através do qual uma planta perde uma ou mais partes da sua estrutura, folha, semente, fruto.
Acúleo - denominação dada à formações epidérmicas semelhantes a espinhos do caule ou folhas de certas plantas, desses diferindo por serem facilmente removíveis e por não apresentarem elementos condutores.
Androceu - é o conjunto dos estames, órgãos reprodutores masculinos de uma flor, com a função de produzir pólen. Cada estame é uma folha modificada especificamente para a função reprodutiva.
Anel de Malpighi – consiste na retirada de um anel contendo alguns tecidos do caule ou dos ramos de uma angiosperma.
Antera - é a porção terminal do estame das flores. São sacos revestidos internamente por tecido esporogênico, onde são produzidos os grãos de pólen.
Antípodas - no extremo oposto = denominação dada às células que se encontram na parte basal, oposta à oosfera, no saco embrionário do óvulo das Angiospermas.
Antocianina - São pigmentos pertencentes ao grupo dos flavonóidesresponsáveis por uma grande variedade de cores de frutas, flores e folhas que vão do vermelho-alaranjado, ao vermelho vivo, roxo e azul.
Autofecundação - é o processo que ocorre quando a fecundação se dá entre gametas produzidos pelo mesmo organismo.
Autopolinização - é a transferência do pólen da antera para o estigma da mesma flor (caso que só ocorre quando a planta éhermafrodita). É pouco freqüente, ocorre na ervilha, no fumo, no algodão e em muitos cereais, exceção do milho e centeio.
Baga - fruto simples, carnoso, indeiscente, frequentemente com várias sementes que se origina de um ovário simples ou composto.
Bráctea - folha modificada, em cuja axila nasce uma flor ou uma inflorescência.
Caliptrogênio - No meristema apical da raiz. Meristema que dá origem a