glossario
Mercado Focus - publicação online, divulgada semanalmente pelo Banco Central do Brasil. A publicação contém projeções sobre diversos temas da economia, tais como Inflação, PIB e Taxa de câmbio.
PIB - Sigla de Produto Interno Bruto, ou seja, a soma de todos os bens e serviços produzidos em determinada região (país, estado, cidade) durante certo período de tempo (anual, trimestral, mensal).
Copom - Conselho ligado ao Banco Central que se reúne duas vezes por mês para definir a taxa de juros básica da economia — aquela que remunera os títulos do governo, e que serve de referência para os bancos fixarem as suas taxas de juros. Inspirado no modelo americano, o Copom foi criado em 1996, com o objetivo de proporcionar maior transparência ao processo decisório.
Selic - Sigla de Sistema Especial de Liquidação e Custódia. É um sistema computadorizado do Banco Central onde são registradas todas as operações de débitos e créditos feitas apenas entre bancos e demais instituições financeiras credenciadas. Seu funcionamento é parecido com o sistema de compensação de cheques só que para títulos públicos. É por meio dessas trocas que o governo consegue dinheiro emprestado dos bancos. Pelo Selic, portanto, é possível calcular a média dos juros que o governo paga aos bancos que lhe emprestam dinheiro. Essa média, que é a Taxa Over-Selic, serve de referência para o cálculo de todas as outras taxas de juros do País. Por isso ela é também chamada de taxa de juro básico.
Câmbio - Operação financeira de venda, troca ou compra de valores em moedas de outros países. É um elemento do sistema monetário internacional, regulamentado durante a Conferência de Bretton Woods (New Hampshire, EUA, 1944), com o objetivo de facilitar as transações entre países.
Pregão - Sessão em que se efetuam negócios em uma Bolsa de Valores.
Bolsa de Valores - Local onde se negociam títulos emitidos por empresas privadas ou estatais. O título dá ao portador o direito de propriedade