glossario teatral
ACESSÓRIO - Complemento de figurino de determinado personagem. O mesmo que adereço. O acessório não deve ser confundido com objeto de cena, que o ator utiliza, mas não traz consigo, e é de responsabilidade do contra-regra.
ADEREÇO - Objeto de uso pessoal do ator enquanto personagem, tais como leques, jóias, óculos, etc.
AFINAÇÃO - Verificação final nos aparelhos de iluminação, visando à precisão nos efeitos.
AFINAR (o cenário) - Ajustar a perspectiva, nivelar o cenário com o assoalho do palco e, quando pendente urdimento, posicionar rigorosamente cada um dos seus elementos. ALÇAPÃO - Tampa quadrada, embutida na quartelada, que se usa para aparições e desaparições súbitas de personagens.
AMARRAR - Fixar, em lugar determinado, cortina ou peça cenográfica, atar a manobra ou malagueta, de modo a impedir sua movimentação.
AMBIENTAÇÃO - Clima que resulta do conjunto da cenografia, figurinos, efeitos sonoros e luminosos, de maneira a transmitir ao espectador a dramaticidade desejada. APLIQUE - Detalhe removível do cenário. Serve para modificar, no todo ou em parte, a cenografia original.
ARARA - Estrutura dotada de barra horizontal onde são dependurados os trajes de um figurino.
BACK-LIGHT - Efeito de luz produzido por refletores colocados no fundo do palco e voltados para a platéia, de maneira a dar impressão de profundidade. Também é chamado contraluz.
BAMBOLINA - Uma das vestimentas suspensas sobre toda a extensão do palco, que evita o vazamento do urdimento e define a altura do palco, em tecido de pouca altura e comprida. A bambolina mestra é uma peça em tecido, estruturada ou não, suspensa sobre a frente do palco e imediatamente atrás do quadro do proscênio, regulando a altura da boca de cena.
BANDEIRA - Conjunto de pequenas placas metálicas reguláveis fixadas diante dos refletores, de forma a permitir regulagem na abertura ou fechamento do foco luminoso. BIFE - Gíria teatral que significa um trecho mais ou menos