Glossario Logistico
Armazém: expressão genérica para indicar qualquer área, ou espaço físico, destinada à guarda de materiais em geral.
Área de expedição: é a área demarcada nos armazéns, próxima das rampas/plataformas de carregamento, onde os materiais que serão embarcados/carregados são pré-separados e conferidos, a fim de agilizar a operação de carregamento.
Alfandegado: estocagem de produtos em custódia do governo em armazéns alfandegados de onde os produtos podem ser retirados apenar com o pagamento de taxas ou impostos para as entidades governamentais apropriadas.
Bar code / Zeb: código de barras, utilizado para identificação automática de itens, em pontos de venda ou em processos de movimentação. Método de codificação de dados alfanuméricos para leitura ótica rápida e precisa. São constituídos por uma seqüência de barras e espaços alternados impressos ou estampados em produtos, etiquetas ou outra forma de fixação, representando informações codificadas que podem ser reconhecidas por leitores eletrônicos, utilizados para facilitar a entrada de dados em sistemas de processamento de dados.
Batendo lata: expressão utilizada no transporte rodoviário, quando o caminhão volta vazio (não tem carga de retorno).
Benchmarking: técnica que consiste em acompanhar o que as empresas líderes em seus respectivos segmentos estão utilizando processos/técnicas/métodos e adaptar o modelo para as operações da empresa, utilizando-o como referência/padrão a ser copiado. Trata-se de definir padrões internos de desempenho a partir da observação dos procedimentos adotados pelas empresas de classe mundial. É um processo de medição e comparação sistemática dos processos dos negócios de uma empresa com os líderes naqueles processos em qualquer parte do mundo, para obter informações que ajudarão a empresa implementar ações para melhorar seu desempenho.
Brainstorming: tempestade cerebral ou tempestade de idéias. Trata-se de uma técnica utilizada em criatividade, quando