glossario de contabilidade
Finalidade da Contabilidade – Fornecer informações de ordem econômica e financeira sobre o Patrimônio, que facilitam as tomadas de decisões, tanto por parte dos administradores ou proprietários como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa.
Campo de Aplicação da Contabilidade – Abrange todas as entidades econômicas administrativas, e também as pessoas do Direito Público.
Objeto da Contabilidade – Possui objeto próprio – o Patrimônio das Entidades – são conhecimentos obtidos por metodologia racional, com as condições de generalidade, certeza e busca das causas, em nível qualitativo.
Objetivo da Contabilidade – Permitir o controle e o estudo do Patrimônio das Entidades econômicas administrativas.
Equação Fundamental da Contabilidade – A=P+PL – o total de Ativos (A) sempre é igual a soma do total de Passivos (P) com o Patrimônio Líquido (PL).
Sistema Contábil – São sistemas que auxiliam a Contabilidade. É captar, registrar, acumular resumir e interpretar informações.
Patrimônio – É um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações de uma pessoa, avaliado em moeda. O conjunto de elementos necessários à existência de uma empresa.
Patrimônio Líquido – São os capitais próprios (Bens + Direitos – Obrigações). É a parte do Patrimônio que pertence ao proprietário da empresa.
Balanço Patrimonial – Demonstrações contábeis exigidas por lei das Sociedades por Ações e deve expressar, com clareza, a situação patrimonial da empresa em um dado momento, quantitativa e qualitativamente. Despesa – Decorrem do consumo de bens e da utilização de serviços.
Receita – Decorrem da venda de bens e da prestação de serviços.
Exercício Social – São períodos de igual duração em que a empresa opera; geralmente tem duração de um ano. No final desse período, as empresas apuram seus resultados e elaboram as demonstrações contábeis.
Gerenciamento Contábil – Está ligado às informações contábeis que são necessárias para o controle,