Glossario critico
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ENGLOBA OS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER. É UM FENÔMENO OBSERVADO EM QUALQUER SOCIEDADE E NOS GRUPOS CONSTITUTIVOS DESTAS, RESPONSÁVEL PELA SUA MANUTENÇÃO E PERPETUAÇÃO A PARTIR DA TRANSPOSIÇÃO, ÀS GERAÇÕES QUE SE SEGUEM, DOS MODOS CULTURAIS DE SER, ESTAR E AGIR NECESSÁRIOS À CONVIVÊNCIA E AO AJUSTAMENTO DE UM MEMBRO NO SEU GRUPO OU SOCIEDADE. ENQUANTO PROCESSO DE SOCIABILIZAÇÃO, A EDUCAÇÃO É EXERCIDA NOS DIVERSOS ESPAÇOS DE CONVÍVIO SOCIAL, SEJA PARA A ADEQUAÇÃO DO INDIVÍDUO À SOCIEDADE, DO INDIVÍDUO AO GRUPO OU DOS GRUPOS À SOCIEDADE. NESSE SENTIDO, EDUCAÇÃO COINCIDE COM OS CONCEITOS DE SOCIALIZAÇÃO E ENDOCULTURAÇÃO, MAS NÃO SE RESUME A ESTES.
AÇÃO DE DESENVOLVER AS FACULDADES PSÍQUICAS, INTELECTUAIS E MORAIS: A EDUCAÇÃO DA JUVENTUDE.
RESULTADO DESSA AÇÃO. CONHECIMENTO E PRÁTICA DOS HÁBITOS SOCIAI; BOAS MANEIRAS: HOMEM SEM EDUCAÇÃO.
EDUCAÇÃO NACIONAL, CONJUNTO DE ORGÃOS ENCARREGADOS DA ORGANIZAÇÃO, DA DIREÇÃO E DA GESTÃO DE TODOS OS
GRAUS DO ENSINO PÚBLICO COMO DA FISCALIZAÇÃO DO ENSINO
PARTICULAR.
JEAN PIAGET
A IDÉIA DE QUE O APRENDIZADO É CONSTRUÍDO PELO ALUNO E É SUA TEORIA QUE INAUGURA A CORRENTE CONSTRUTIVISTA. EDUCAR, PARA PIAGET, É “PROVOCAR A ATIVIDADE” – ISTO É, ESTIMULAR A PROCURA DO CONHECIMENTO. “O PROFESSOR NÃO DEVE PENSAR NO QUE A CRIANÇA É, MAS NO QUE ELA PODE SE TORNAR”.
A OBRA DE PIAGET LEVA À CONCLUSÃO DE QUE O TRABALHO DE EDUCAR CRIANÇAS NÃO SE REFERE TANTO À TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS QUANTO A FAVORECER A ATIVIDADE MENTAL DO ALUNO. TEÓRICOS SÃO SEMPRE PARCIAIS E QUE, NO CASO DE PIAGET EM PARTICULAR, NÃO EXISTEM RECEITAS PARA A SALA DE AULA.
PAULO FREIRE
OBJETIVO DA ESCOLA ENSINAR O ALUNO A ‘LER O MUNDO’ PARA PODER TRANSFORMA-LO.
O MÉTODO PAULO FREIRE NÃO VISA APENAS TORNAR MAIS RÁPIDO E ACESSÍVEL O APRENDIZADO, MAS PRETENDE HABILITAR O ALUNO A “LER O MUNDO”, NA EXPRESSÃO FAMOSA DO EDUCADOR. “TRATA-SE DE APRENDER A LER A REALIDADE (CONHECÊ-LA) PARA EM SEGUIDA