Gloss Rio De Economia
Curso:
Aluna:
GLOSSÁRIO DE ECONOMIA
Teoria: Conhecimento especulativo, ideal, independente das explicações. Conjunto de regras, de leis sistematicamente organizadas, que servem a base de uma ciência e dão explicações a um grande número de fatos.
Dinâmica: Parte da mecânica que estuda as relações entre as forças e os movimentos.
Hipótese: Matemática conjunto de dados de que se parte para procurar demonstrar por via lógica uma preposição nova.
Mercado: Conjunto de consumidores potenciais ou oferta do produto ou serviço em especial oferecido por determinada empresa ramo, grupo ou área de serviço. Saída econômica, estado da oferta e da procura. Existe mercado quando compradores desejosos de trocar dinheiro (moeda) por um bem ou serviço estão em contato com vendedores desejosos de trocar bens ou serviços por dinheiro. “Assim, define-se o mercado em termos das forças fundamentais de oferta e demanda não necessariamente confinadas a uma determinada localização geográfica”.
Escassez: É um dos conceitos básicos da teoria econômica e representa a influência de bens para satisfazer os desejos ilimitados das pessoas. definida como limitação de recursos . Tem a ver com a lei da oferta-procura: quando determinado produto está em falta (devido à enorme procura), isso indica escassez.
Equilíbrio: Situação de um país ou de um grupo de países caracterizada pela igualdade entre a massa de rendas disponíveis para o consumo e a quantidade de produtos e serviços postos à disposição do consumidor.
Modelo Econômico: Toda representação simbólica, qualificada ou puramente conceptual das relações entre as duas ou mais variáveis características de um dado conjunto.
Teoria Microeconômica: Estuda as interações que ocorrem nos mercados em função da informação existente e da regulação estatal. Distingue-se o mercado de um produto ou serviço dos mercados de fatores de produção, capital e trabalho.