globo
O Grupo Pão de Açúcar exporta produtos eletroeletrônicos, eletrodomésticos e artigos de bazar.
A exportação é feita direta e indireta. Na exportação direta, a empresa vende seu produto ou serviço diretamente ao cliente estrangeiro. Exige que a empresa encontre o comprador e realize todos os procedimentos para concluir a venda. Já na exportação indireta a empresa utiliza-se de um intermediário para a realização da exportação.
2.
Ainda há gargalos a serem resolvidos: juros altos, carga tributária elevada, logística, burocracia e outros problemas que agravam o preço dos produtos e tiram a competitividade.
A principal preocupação dos exportadores é a pouca efetividade do mecanismo de restituição dos créditos tributários. "É preciso garantir o mais rápido possível a devolução dos créditos tributários retidos nos cofres públicos",
3.
A tecnologia é uma das aliadas do Grupo Pão de Açúcar na busca de crescimento sustentável. Para isso, são realizados investimentos constantes para o contínuo aprimoramento tecnológico de seus processos, visando aumentar a produtividade e reduzir custos operacionais. Para oferecer produtos diferenciados a preços competitivos, o Grupo possui uma moderna estrutura de TI, com equipamentos e plataformas de última geração, processos robotizados e manutenção constante. Há ainda avançados hardwares e softwares, entre os quais se destaca o Oracle Retail, moderno sistema de gestão que garante mais eficiência à logística de abastecimento das lojas, com margem mínima de erros.
Em 2012, foi dada continuidade ao projeto de implantação do Oracle Retail, com a adoção do Business Activity Monitoring (BAM) - instrumento para monitorar e gerenciar processos da cadeia de suprimentos - e do modulo Transportation Management System (TMS), para otimização do processo de transporte de mercadorias, que contribuirá com ganhos de eficiência e redução de custos de frete. Também teve início o programa Cliente Vem Primeiro, que permitirá, por meio de uma