Globo
Atualmente Willian Bonner e Patrícia Poeta, são os ancoras e encontram-se com os telespectadores todas as noites, para informar sobre os fatos mais importantes do dia à nível nacional e internacional. O trabalho dos jornalistas tem início logo pela manhã, quando as notícias começam a chegar de vários estados do Brasil e também dos correspondentes espalhados pelo mundo, ao decorrer do dia, todas as informações passam por um rigoroso processo de escolha, para decidir as notícias que serão vinculadas na edição, até o início do jornal, muitas mudanças podem ocorrer. O cardápio é variado, para que os telespectadores possam “respirar” entre uma notícia e outra, passando por assuntos de teor mais “pesados” e outros mais “leves”.
Seguindo regras e princípios, qualquer fato e qualquer pessoa, podem ser noticiadas no Jornal, como uma crise política grave, decisões governamentais com grande impacto na sociedade, uma guerra, uma descoberta científica, um desastre ambiental, mas também a narrativa de um atropelamento numa esquina movimentada, o surgimento de um buraco na rua, a descrição de um assalto, um casamento real na Europa, as novas regras para a declaração do Imposto de Renda ou mesmo a biografia de celebridades consagradas ou instantâneas.
O jornalismo da Rede Globo é independente, apartidário, laico e busca a total isenção, a correção e a agilidade. Não é, portanto, nem a favor nem contra governos, igrejas, clubes, grupos econômicos, partidos. Mas defende intransigentemente o respeito a valores sem os quais uma sociedade não pode desenvolver-se plenamente: a democracia, as liberdades individuais, os direitos humanos, o avanço da ciência e a preservação da