globo de plasma
1
Desmonte um monitor sobressalente e localize o transformador na parte de trás. Um transformador flyback se assemelha a um suporte em forma de C que contém um pequeno núcleo de ferro com um arco contínuo de fio em torno dele. Remova o transformador flyback e sua fonte de alimentação do monitor.
2
Meça a saída de corrente alternada (AC) do transformador flyback com o multímetro. A potência de saída deve estar acima de 10 kV e ter uma frequência de onda de rádio acima de 3 kHz. Se a frequência estiver abaixo desse valor, você pode aumentá-la adicionando um transistor entre o transformador e a fonte de alimentação. Lembre-se que o básico de um globo de plasma efetivo é alta tensão e baixa corrente, especialmente porque até mesmo correntes abaixo de 1 A podem ser fatais.
3
Corte um fio longo o suficiente para chegar do centro do frasco até a saída do transformador. Faça um pequeno furo na rolha e passe o arame por ela. Sele o buraco com o fio atravessando ele usando uma pequena quantidade de graxa de vácuo ou vedante de junta não metálico (vendidos em lojas de automóveis e de laboratório) em ambas extremidades. Use um isolante na parte do fio que fica fora do frasco. Solde a outra ponta do fio na saída do transformador.
Montando o globo
1
Vidro de laboratório é uma fonte ideal para o corpo do globo de plasma
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images
Insira a rolha com o arame no frasco de Schlenk. Ligue a bomba de vácuo na saída de ar do frasco e esvazie-o o máximo possível, então feche a válvula para selar o frasco.
2
Prenda o frasco a uma fonte de ar purificado e deixe que ele entre brevemente no frasco, depois feche a válvula permanentemente.
3
Eleve o frasco e ligue a fonte de alimentação do transformador flyback. O globo de plasma deverá exibir inúmeros dedos