GLOBO DE PLASMA
O globo de plasma é essencialmente constituído por uma esfera de vidro com um gás a baixa pressão e por um eletrodo central a alta voltagem. Descargas elétricas provocam a excitação e a ionização de alguns átomos de gás. Os átomos excitados, ao voltarem ao estado inicial, emitem luz.
Em Física, designa-se por plasma um fluido condutor constituído por uma mistura de átomos, íons e elétrons. A descarga elétrica é capaz de excitar a lâmpada fluorescente, mesmo estando esta a uma certa distância da bola - uma prova de que a energia da radiação se propaga através do espaço.
Quando uma pessoa coloca a mão na lâmpada acima da zona iluminada, esta ilumina-se até à zona em que a mão encosta, pois a pessoa atua como transmissor. Na superfície da Terra o plasma só se forma em condições especiais. Devido a força gravitacional da Terra ser fraca para reter o plasma, não é possível mantê-lo confinado por longos períodos como acontece no Sol.
O Sol, assim como todas estrelas que emitem luz se encontram no quarto estado da matéria. Na ionosfera terrestre, temos o surgimento da Aurora Boreal, que é um plasma natural, assim como o fogo. São sistemas compostos por um grande número de partículas carregadas, distribuídas dentro de um volume (macroscópico) onde haja a mesma quantidade de cargas positivas e negativas.
Este meio recebe o nome de Plasma, e foi chamado pelo fisico inglês W. Clux de o quarto estado fundamental da matéria, por conter propriedades diferentes do estado sólido, líquido e gasoso.
OBJETIVO:
Apresentar o chamado quarto estado da matéria, o plasma. Para isto, empregaremos o uso do globo de plasma.
MATERIAL UTILIZADO:
-Globo industrializado contendo: Plasma (hélio e neônio).
-Ânodo (bola escura do centro) e catodo (vidro)
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Ligado na tomada observa-se raios do ânodo para o catodo podendo formar filetes mais fortes se estiver em contato com um Fio terra(mão humana por exemplo).