Globalização
Em 1801, a noticia de que Portugal e Espanha estavam em guerra demorou 3 messes para chegar ao Rio Grande do Sul. Quando chegou, o capitão de armas do estado declarou garra aos vizinhos espanhóis, sem saber que a batalha na Europa já tinha terminado.
Com o declino do socialismo e a formação do mundo multipolar, muitos países. Antes socializados, passaram a adotar a economia de mercado, o que contribuíram para a expansão do capitalismo em escala planetária. A partir dessa mundializaçao do capitalismo, configurou-se a chamada globalização, caracterizada, principalmente, pela integração econômica e comercial cada vez mais integração econômica e comercial cada vez mais intensa entre vários países. * A Grande revolução tecnológica O desenvolvimento cientifico e tecnológico atingiu as mais diversas áreas do conhecimento, especialmente as chamadas tecnológicas da informação como as mais telecomunicações e a informática. * O aumento crescente do comercio internacional favorecido pelo desenvolvimento de meios de transporte mais eficientes, como navios de grande calado entre outros.
A expansão dos fluxos comerciais, por sua vez, provocou uma integração de um intercâmbio maior de mercadorias, pessoas e informações entre os países.
A globalização econômica
A expansão do capitalismo pelo mundo resultou no crescimento no comercio internacional, o que intensificou as relações entre os países.
Os países menos desenvolvidos ganham com a presença das multinacionais, pela introdução de novas tecnologias e pela geração de novos empregos.
Globalização, megafusões e competitividades.
O atual processo de globalização econômica vem influenciando a atuação de grandes empresas, com isso a concentração cada vez maior do poder econômico nas mãos de um pequeno grupo de pessoas. Esse fato vem se concretizando por meio das chamadas megafusões.
A ocorrência das megafusões acabou ampliando