Globalização
Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial, desde o final do século XX na Era dos Descobrimentos e se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Trata-se de um processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política, que tornou o mundo interligado.
O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios.
A globalização foi resultado da consolidação do capitalismo e dos grandes avanços tecnológicos. Esse processo surgiu especialmente para atender os países desenvolvidos, de modo que pudessem buscar novos mercados. Podemos dizer que a globalização é a fase mais avançada do capitalismo.
Outra faceta da globalização é a formação de blocos econômicos, que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais competitivo.
Globalização - vantagens e desvantagens
A globalização foi importante no combate à inflação e ajudou a economia ao facilitar a entrada de produtos importados. O consumidor teve acesso a produtos importados de melhor qualidade e mais baratos, assim como produtos nacionais mais acessíveis e de melhor qualidade. Outra vantagem é que a globalização atrai investimentos de outros países, traz desenvolvimento tecnológico, melhora o relacionamento com outros países, potencia as trocas comerciais internacionais, e abre as portas para diferentes culturas.
Por outro lado, uma das maiores desvantagens da globalização é a concentração da riqueza. A maior parte do dinheiro fica nos países mais desenvolvidos, o que faz disparar número de pessoas que vivem em extrema pobreza. A globalização também pode desvalorizar a cultura nacional de um determinado país, quando países mais ricos se instalam em países mais pobres, explorando a matéria prima e se aproveitando da mão de obra barata. Também