Globalização
Introdução
O Mundo atual encontra-se em constantes mudanças, e tais mudanças são realizadas a cada minuto com experiências feitas pelo homem. No entanto, vamos tratar neste trabalho de aspectos gerais sobre a Globalização atual, desde o seu conceito, origem histórica, aos seus impactos na sociedade. Vamos enfatizar também pequenos pontos, como por exemplo, as consequências boas e ruins, desta para a sociedade.
Conceito É um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo, envolve países ricos, pobres, pequenos ou grandes e atinge todos os setores da sociedade. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente. Por exemplo, no passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada em tempo real.
Origens da Globalização e o Fluxo de Informações Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV (15) e XVI (16) com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX (20), logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 70, impulsionou o processo de globalização econômica. Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países recém saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas