Globalização
Podemos dizer que a globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais por todo planeta.
A globalização é descendente de evoluções que ocorreram, podemos afirmar que ela vem de longa data, e um grande fator contribuinte para sua existência foi a revolução industrial, pois com isso foi possível que as pessoas pudessem ter acesso a produtos vindos de outros países de diferentes industrias e de potencias diferentes. Ocorreram evoluções principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, auxiliando o mundo encurtar distâncias. Um grande exemplo para citar sobre o transporte, é o da década de 1950, onde uma viagem de avião que cruzava o Oceano Atlântico durava em média 18 horas, já hoje a mesma rota pode ser feita em menos de 5 horas. E o exemplo a citarde telecomunicações, é o de que um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros cerca de 60 dias depois, diferentemente de hoje que a notícia é divulgada em tempo real.
Pode-se dizer que o processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo além de ser a fase mais avançada dele. Com o declínio do socialismo (após a guerra fria), o sistema capitalista tornou-se predominante no mundo. A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente, econômica e comercial.
É impossível falar de globalização sem falar da Internet, que a cada minuto proporciona a todos, uma viagem pelo mundo compartilhando fotos, músicas, gostos, culturas, além de fazer amizades e nos comunicar com pessoas que moram horas de distância. Junto com a televisão, a rede mundial de computadores quebra barreiras e vai, cada vez mais, ligando as pessoas e espalhando as idéias. Saber ler, falar e entender a língua inglesa torna-se fundamental dentro deste