Globalização
CEFET – 2006 – 1° Fase – Questão 40
A VIOLÊNCIA DA INFORMAÇÃO
“Um dos traços mais marcantes do atual período histórico é, pois, o papel verdadeiramente despótico da informação. Conforme já vimos, as novas condições técnicas deveriam permitir a ampliação do conhecimento do planeta, dos objetos que o formam, das sociedades que o habitam e dos homens em sua realidade intrínseca. Todavia, nas condições atuais, as técnicas são principalmente utilizadas por um punhado de atores em função de seus objetivos particulares. Essas técnicas da informação (por enquanto) são apropriadas por alguns Estados e por algumas empresas, aprofundando assim os processos de criação de desigualdades. É desse modo que a periferia do sistema capitalista acaba se tornando ainda mais periferia, seja porque não dispõe totalmente dos novos meios de produção, seja porque lhe escapa a possibilidade de controle”.
(SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000. p. 38-40).
O texto acima evidencia o modo diferenciado pelo qual Estados e empresas se apropriam das técnicas da informação na escala planetária e é ilustrativo por confirmar a adoção de políticas que aprofundam a condição periférica de diversos outros Estados.
Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta um elemento que contribuiria para a superação da condição acima mencionada.
(a) A periferia do sistema capitalista, composta pelos países do G7, deve investir recursos financeiros em pesquisas científicas que permitam o desenvolvimento de técnicas garantidoras de uma maior competitividade na economia globalizada.
(b) Os países que compõem a chamada periferia do sistema capitalista terão sua condição superada através das diversas políticas em andamento nos países centrais que visam a uma melhor distribuição do acesso às técnicas na escala do planeta.
(c) A superação da condição periférica passa pela necessidade de os