Globalização
1.1 - A GLOBALIZAÇÃO E O MERCADO DE TRABALHO
Estamos vivendo em um mundo globalizado, em que, mais do que nunca, conquistar e principalmente, manter os atuais clientes é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. Os produtos são, em sua maioria, facilmente copiáveis, e os serviços tendem a ser muito parecidos. A realidade da globalização provocou profundas mudanças nas empresas.
Qualidade e competitividade deixaram de ser apenas um diferencial entre as companhias para se tornarem fatores de sobrevivência no mercado global. Colocar o produto certo, no local certo, na hora certa, pelo menor preço é a grande meta a ser alcançada. 2. O MERCADO E AS SÍNTESES DE QUALIFICAÇÕES EXIGIDAS
Hoje, empresas de sucesso são aquelas que conseguem aumentar a taxa de inovação, lançar produtos e serviços mais rapidamente, atender a demanda com tempos de espera menores e conquistar maior confiabilidade. A procura de uma vantagem competitiva tem se tornado uma preocupação de todas as empresas atentas às realidades do mercado. Não se pode pressupor que os produtos atuais, por mais excelentes que sejam vãos continuar a vender sempre. O desafio para uma organização que pretende ser líder em serviços ao cliente é conhecer as exigências dos diferentes segmentos do mercado.
Ninguém mais pode fugir da globalização. O Brasil, cada vez mais tem se tornado o centro de instalação de multi e transnacionais que procuram estabelecer raízes naquela que já é considerada a 8ª maior economia do mundo. O mundo dos negócios atual exige, portanto, um jogo de cintura constante, pois lidamos com clientes, fornecedores e até mesmos chefes de países que antes tomávamos como exóticos e distantes.
Além do conhecimento técnico, de línguas e formações acadêmicas no geral é preciso que o profissional que deseje alcançar esta mentalidade global possua certo espírito de aventura e esteja extremamente disposto, e aberto, às novas culturas e costumes.
As mudanças do mercado de