Globalização
Tema 1: A globalização e seus efeitos
Transformações recentes na economia mundial (ampliação dos fluxos de mercadoria, integração dos países). Consequentemente, vieram as inovações tecnológicas e a aceleração na difusão de informações.
Denominado período técnico-científico-informacional. Aumento da produtividade e barateamento da produção e transporte; difusão do capitalismo financeiro (concorrência internacional).
Dívida externa > países forçados a obedecer organizações mundiais (FMI) > flexibilização de leis
Estados foram abandonando barreiras tarifárias e de importação (protegiam produtos internos da concorrência mundial); abriram-se ao comércio internacional por blocos econômicos.
Grandes navegações (século XVI, Novo Mundo, migração para as colônias, exploração com africanos) > Revolução Industrial (Inglaterra, Europa, EUA, máquinas, mão-de-obra assalariada) > Máquina a Vapor (trens, barcos, telefones, encurtando distâncias) > Capital Financeiro (ampliação do mercado, neocolonialismo, guerras)
Corridas armamentista e espacial na Guerra Fria: desencadearam e estimularam invenções (satélites, computador), setores da economia (microeletrônica, biotecnologia, robótica) e popularizou o uso do telefone, automóvel, eletrodomésticos, avião comercial e transporte marítimo.
O processo de desenvolvimento de força produtiva vem empregando tecnologias cada vez mais avançadas, o que provoca diminuição da mão de obra; produzem-se cada vez mais mercadorias em tempo menor (aumento da produtividade).
Aumento da produção de mercadorias sem aumento de empregos > expansão do: desemprego, trabalho informal.
Cada fase da globalização é marcada por inovações tecnológicas, que não atingem o planeta igualmente e ao mesmo tempo (por razões econômicas e culturais).
Para Theodor Adorno, a expansão da produção industrial + expansão da produção cultural + propaganda = indústria cultural (criar, desenvolver e veicular estilos de vida consumistas por meio de