Globalização
2 – A matéria-prima com a globalização, pode ser comprada a preços baixos nos cinco continentes. E se preço tende a cair ainda mais. Além do preço, a globalização apresenta grande variedade de matéria-prima. Os exemplos são – quem acha que é preciso reservar as jazidas de minério de ferro para uso nacional deve pensar que o aço está perdendo valor. É provável que num futuro próximo os blocos de motor sejam feitos de cerâmica. O alumínio que se emprega na construção de aviões está sendo gradativamente substituído por materiais compostos, como a fibra de carbono.
3 – O terceiro elemento da globalização está no consumidor, mas há algumas décadas ele usava produtos nacionais. Hoje não compra exatamente de um país estrangeiro. O que o consumidor consome cada vez mais é o produto sem pátria, sem carteira de identidade, sem sotaque identificável.
4 – A principal conseqüência negativa é a dominação que os países desenvolvidos, que possuem a tecnologia, exercem sobre os menos desenvolvidos. A Crise Mundial que afetou todos os países, apesar de ter sido “iniciada” nos Estados Unidos. E da mesma maneira que as “boas idéias” são copiadas, as “más” também, a violência vem se “desenvolvendo” e aumentado. A globalização também afeta o mercado de trabalho, pois funções antes realizadas por humanos vêm sendo automatizadas, realizadas por maquinas, o que faz milhares de pessoas perderem seus