Globalização
Quais as consequências da globalização?
Este fenómeno mudou radicalmente a vida de toda a humanidade.
Do ponto de vista dos direitos humanos , um aspecto positivo é a força de comunicação global ao actuar como um despertador da consciência cívica e política internacional. Muitos dos casos de violação dos direitos humanos , são hoje resolvidos graças à denúncia mediática . A comunicação social tem aqui um lugar de relevo ,pode ser o factor de maior pressão a nível governamental na tentativa de correção ou intervenção em situações de ameaça desses mesmos direitos. É importante referir também que a globalização nem sempre é sinónimo de progresso social ,países há (por exemplo nos nórdicos) são motivo de opressão ,pois aí os canais televisivos retratam um pais que não tem nada a ver com aqueles onde a população vive, o que prejudica a luta pelos seus direitos.
Do ponto de vista cultural a partilha de informação foi melhorada, no entanto a aldeia global teve um impacto negativo ,pois verifica-se que tal poderá levar a uma massificação e standardização , e a um mundo cada vez uniformizado.
As tecnologias pelo mundo estão mal “divididas”. Existem zonas onde ainda não chegaram ,outras onde só as pessoas de maior importância lhe têm acesso e outras ainda onde embora existindo grande parte da população não tem conhecimento disso.
No entanto ,existem países que pelo facto de serem muitos desenvolvidos no que diz respeito ás tecnologias ,a maioria da sua população e também em termos de informação e comunicação têm fácil acesso ás mesmas.
Outro aspecto negativo da globalização é a dependência que temos dos “gigantes” americanos ,pois se para estes a crise chegar, por arrastamento , todos os outros sofrerão também. “Só saberemos que a Globalização está de facto a promover a inclusão a e permitir que todos partilhem as oportunidades que oferece, quando os homens, mulheres e crianças comuns das cidades e aldeias do mundo