globalização
No Brasil, os críticos da abertura indiscriminada às importações alertam para o fato de que ela contribui para aumentar o desemprego e a exclusão social. A insistência em realizar essa abertura relaciona-se à seguinte característica do processo de globalização:
a) desestímulo ao processo de privatização de empresas
b) esvaziamento econômico do setor de comércio e serviços
c) imposição de medidas protecionistas para as empresas nacionais
d) facilidade de deslocamento de mercadorias, capitais e informações.
2. (UFSM) "Essa é a dança do desempregado / Quem ainda não dançou tá na hora de aprender / A nova dança do desempregado / Amanhã o dançarino pode ser você."
(Gabriel, o pensador)
Esses versos remetem à reflexão sobre o desemprego. Com relação a esse assunto, é INCORRETO afirmar:
a) Com a globalização da economia, intensifica-se a transferência de empresas e tecnologias para os países onde os salários são mais baixos e as normas que regem o sistema de empregos, mais rígidas, o que garante a estabilidade econômica das corporações transnacionais.
b) Nos países em que as empresas investem em informatização e robótica, verifica-se o desemprego estrutural, que ocorre independentemente do crescimento ou da crise da economia.
c) As empresas perderam a bandeira da Pátria e ignoram fronteiras, instalando suas fábricas onde a mão-de-obra é mais barata e passando a extrair a mais-valia em escala mundial.
d) Nos países subdesenvolvidos, a diminuição da taxa de emprego na indústria é parcialmente compensada por um aumento da taxa de ocupação no setor terciário e informal.
e) A crescente informatização do setor terciário elimina cada vez mais a possibilidade de absorção de mão-de-obra, fator que explica, em parte, o número crescente de desempregados no mundo dos países ricos.
6. (UFSM) '' Em seu livro Jihad vs. McWorld, Benjamin Barber foi incrivelmente profético ao descrever nosso mundo complicado, em que dois cenários