Globalização
Globalização, de origem inglesa o termo apresenta duplo sentindo: por um lado, nomeia um conjunto de mudanças sócias que tem ocorrido nos últimos vinte anos em todo o mundo, por outro lado, sugere uma visão do futuro como realidade. Além disso, o termo globalização quer sinalizar o inicio de uma nova era ou período na historia da humanidade. Existe um amplo conjunto de mudanças que apresentam traços em comum. São elas: a disseminação rápida do sistema de comunicações, viabilizada pela telecomunicação e pela informática, facilitando o acesso de empresas, instituições e indivíduos a um enorme volume de informações ,dados e imagens e a possibilidade de se comunicar em tempo real superando as distancias;a financeirização das riquezas e a universalização do padrão técnico-econômico de produção; a mundialização e a rápida circulação da produção e a adoção crescente de símbolos e signos por grupos sociais distintos.
Somos obrigados a concordar que a rapidez do sistema mundial de comunicações nos trouxe a sensação de que o mundo estava se tornando um só.Permitiu, ainda, a expansão das empresas multinacionais;tornou o mercado uma variável mundial,independentemente do tamanho da empresa e de sua localização;introduziu uma nova definição de espaço,assim como de tempo; acelerou a competição no mercado, obrigando as empresas a dotarem padrões de produtividade com técnicas similares, e possibilitou a produção mundial e não apenas a comercialização.
São numerosas as novidades com essa concepção de globalização.Até aproximadamente a metade do século XX, os meios de transporte eram lentos,os meios de comunicação limitados e as empresas eram em numero reduzido,com atuações restritas e concentradas nos países de origem.As mudanças que ocorreram no processo de globalização viabilizaram a expansão da área geográfica de diversas empresas, viabilizadas pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e de transporte.