Globalização
A globalização tem várias faces. Entre elas a que vemos em propagandas, aquela que mostra pessoas de diferentes países com costumes em comum. E também a triste situação dos que são excluídos dos inúmeros privilégios do mundo global, e que sofrem com a miséria quase absoluta. E tudo não passa de uma herança do tempo das grandes navegações do século XV, onde as grandes potências enriqueciam ao usurpar as riquezas das colônias.
2. GLOBALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÕES MUNDIAIS
1.
2.
2.1. A Globalização e Seus Efeitos
Por diversos motivos, os estados abriram condições para a instalação de transnacionais em seus territórios. Essas empresas promoveram um conjunto de transformações na economia do planeta, gerando uma ampliação dos fluxos de mercadorias, integração entre os países, inovações tecnológicas e aceleramento da difusão de informações.
A globalização já teve varias fases, entre elas podem-se destacar:
Grandes Navegações – Milhares de pessoas migraram para as colônias americanas e lá se utilizava a mão de obra escrava africana.
Revolução Industrial – Teve inicio na Inglaterra e se espalhou pela Europa e EUA. Marcada pelo uso de maquinas e trabalho assalariado.
Maquina a vapor, telegrafo e telefone – ampliaram os meios de comunicação e encurtaram distancias.
Guerra Fria – As tecnologias de uso militar como computadores e satélites tornaram-se parte do mundo moderno.
Transnacionais Globais – Algumas empresas ultrapassam em vendas o PIB de muitos países e podem se tornar centros de poder político e econômico.
O desenvolvimento das forças produtivas diminuiu o uso da mão de obra, o que barateou e aumentou a produção, mas causou o desemprego e o aumento do trabalho informal.
As inovações da globalização trazem um questionamento: O mundo globalizado é capaz de respeitar as culturas locais ou irá nivelá-las aos padrões mundiais? Por enquanto, a indústria cultural, propaga o consumismo através dos