GLOBALIZAÇÃO
Globalização Neoliberal é a luta dos movimentos sociais pelo direito, a globalização neoliberal corresponde a um novo regime de acumulação de capital em regime mais intensamente globalizado que os anteriores que visa por um lado dissocializar o capital.
FORUM SOCIAL MUNDIAL DE 2001. NOVOS CAMINHOS DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL.
A partir das lutas politicas empreendidas na década de 60, mais sobretudo nos anos 80 diferentes grupos da sociedade civil. Os referidos movimentos buscaram e ainda buscam a defesa de uma sociedade efetivamente democrático, assim no que se refere especificamente a escola impôs-se a necessidade de pensar novos caminhos para diversidade.
MULTICULTURALISMO
Movimento teórico metodológico e politico voltado para o reconhecimento e valorização das diferenças para a contestação de preconceitos e discriminação assim como espaço de possibilidades de construção de diálogos entre diferentes culturas. Temos que respeitar uns aos outros dentro de uma democracia, não basta o reconhecimento e a aceitação da diversidade cultural necessita de uma atitude de questionamento e de reflexão a respeito dos preconceitos da desigualdade e injustiça social presentes das relações interculturais.
EDUCAÇÃO EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS.
Numa sociedade marcada por diferenças desigualdades e diversidades sócio-culturais exclusão de identidade culturais embates étnicos mais do que nunca é preciso repensar o papel na educação e consequentemente o papel do professor no processo. A educação e a formação de professores não pode mais ignorar esta realidade multicultural.
Contudo prevalecem na sociedade multicultural os processos de massificação cultural difundidos pela mídia quanto pela instituição de ensino que insiste em negar a diversidade e as diferenças em nome da construção de padrões culturais homogêneos.
Desafios.: Democratizar a educação a partir do trabalho de inclusão dos diferentes dentro da escola , através de uma metodologia