Globalização
2013
Introdução A globalização é um processo de integração entre as diversas partes do planeta. Para que se realize é preciso estabelecer fluxos de informações, serviços, de pessoas e mercadorias, entre outras coisas.
Para que os fluxos aconteçam é necessário infraestrutura como meios de transporte e sistema de comunicação. A globalização não é nova, ocorre desde a época das grandes navegações. A cada etapa de expansão do capitalismo, há novas fases com características peculiares.
Globalização e suas vertentes
O que é globalização?
A Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.
Surgiu após a Guerra Fria, passou por vários fatores e instrumentos, mas sem dúvidas, hoje um dos meios mais utilizados para englobar o povo é a Internet.
Como funciona a globalização
Acontece a partir da necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (países desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, considerando aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. É importante lembrar que a globalização não ocorre em todos os lugares, um exemplo é a entrada restrita a alguns nos EUA, o que não ocorre na maioria dos outros países, onde a entrada é liberada
O Impacto da Globalização
A globalização afeta todas as áreas da sociedade, principalmente a comunicação.
Comunicação:
A globalização das comunicações tem sua face mais visível na internet, com a rede mundial de computadores é possível um fluxo de troca de ideias e informações. Se antes uma pessoa estava limitada a imprensa local, agora ela mesma pode se tornar parte da