Globalização
Caroline Tamara de Stefano
Lígia de Oliveira
Monografia apresentada no curso de Organização, Sistemas e Métodos das Faculdades Integradas Campos Salles, sob orientação do Professor Mauro M. Laruccia
(Disponível na rede desde novembro de 2000)
--------------------------------------------------------------------------------
Apresentação
Nosso projeto de pesquisa versa sobre o fenômeno da globalização, que hoje assumiu uma proporção imaginável, de tamanha importância, e que estudamos sob o prisma da teoria e da prática. Observamos mais detalhadamente o fenômeno globalizador em relação às empresas, e como o mesmo afeta a vida da população.
Destacamos que o mundo está cada vez mais interligado, pois a tecnologia reduziu as barreiras naturais do tempo e do espaço. A intensidade e a rapidez com que se processa a globalização é muito maior. As economias internacionais estão muito abertas, o que favorece o crescimento do fluxo de comércio, investimentos e capital financeiro entre os países. As grandes corporações industriais e financeiras se estendem por todo o mundo. Bens de consumo e dinheiro circulam com velocidade nunca vista antes. Além disso, os investidores podem acompanhar on-line, ou em tempo real, através da tela de um computador, o que acontece nos quatro cantos do planeta.
Isso tudo faz com que os desdobramentos da globalização ultrapassem os limites da economia e comecem a provocar uma certa homogeneização cultural entre os países.
Definição do Problema
Falar em globalização é estar na moda. Porém, atribuir-lhe a culpa exclusiva dos mais incautos acontecimentos é, antes de mais nada, canalizar os erros e equívocos sociais, políticos e econômicos para uma palavra que, muitas vezes, vê-se usada por pessoas que nem mesmo sabem seu verdadeiro alcance. Definir com precisão o que seja a globalização é tarefa das mais árduas, pois, é um fenômeno antigo que somente nos últimos anos vem sendo sentido e absorvido por nós,