Globalização e o Brasil Assunto: Juscelino Kubitschek
Assunto: Juscelino Kubitschek
Santa Barbara D’Oeste 2013
O Governo de Juscelino Kubitschek
Juscelino Kubitschek de Oliveira foi o 21º presidente do Brasil e responsável pela construção de Brasília, ele foi eleito presidente da República em 1955, juntamente com o vice-presidente João Goulart e durante seu mandato o país obteve um grande desenvolvimento econômico.
O que caracterizou seu governo foi o slogan “Cinquenta anos em cinco” e seu Plano de Metas, que tinha como objetivo acelerar o desenvolvimento capitalista brasileiro, expandindo os setores de bens de capital e bens de consumo duráveis mediante grandes investimentos públicos e privados, nacionais e principalmente estrangeiros, promovendo maior integração da economia brasileira ao capitalismo internacional.
O Plano de Metas tratava-se de um plano de desenvolvimento econômico em setores-chaves da economia, como energia, transporte, indústria de base e de bens de consumo, educação e alimentação, sendo um dos maiores êxitos do Plano de Metas à aceleração do crescimento da indústria automobilística do que para as carências e necessidades da população, este fato é bem ilustrado na charge abaixo. Porém o que marcou seu mandato foi à construção da capital brasileira, Brasília, a qual foi inaugurada em 21 de abril de 1960 servindo como fator de estímulo à integração nacional a partir do Centro-Oeste brasileiro.
Contudo, tais mudanças implantadas por Juscelino Kubitschek ocasionaram a acentuação da industrialização do país com um aumento do PIB (Produto Interno Bruto) anual em 7% e também aumentou a dívida pública e a inflação do país.
Indiferente dos demais, Juscelino Kubitschek também foi acusado diversas vezes de corrupção, as quais se intensificaram com a construção de Brasília, com denúncias de supostos superfaturamentos das obras e favorecimento a empreiteiros ligados ao seu grupo político, essas acusações resultaram