Globalização e a formação do territorio
Tema: A Globalização e a Formação do Território
A globalização e a formação do território tiveram início a partir do séc. XVI, quando os povos europeus saem do seu continente e levam consigo além da sua cultura o seu sistema econômico /financeiro,sistema este que se amplia monstruosamente a base de sangue, morte e exploração.
A partir deste momento temos o nascimento de um sistema financeiro que futuramente seria conhecido como capitalismo e a formação do atual mapa-múndi, olhando para este mesmo mapa nos dias atuais ficamos tristes por percebermos que os avanços tecnológicos influenciaram em uma nova formação do espaço/território através dos tempos. Até porque não podemos esquecer que está característica surge de uma forte integração e não é uma realidade homogênea, há lugares praticamente “ilhados” e de alguma forma, os mesmos são unidos perante a globalização, porém apenas na superfície, pois possuem desigualdades sociais absurdas e estas seriam necessárias para manter a “outra” parte... Globalização e exclusão são dois lados da mesma moeda que deixaram exatamente estas faces nos territórios.
Percebemos estes fatos quando comparamos os meios de produção, comunicação, transporte e em especial a internet que elimina todos os conceitos de espaço, tempo e território e fortalece a globalização. Mesmo com todos estes avanços tecnológicos vivemos em um mundo onde lutamos pelo fim de diversas discriminações e a preservação de diversos patrimônios, e também por um mundo onde as nações alcancem uma mesma idéia homogenia de paz, amor e respeito aos seus povos.
BIBLIOGRÁFIA
SANTOS, Milton. O Brasil: território e sociedade no início do séc.XXI. 7º Edição editora Record,Rio de Janeiro 2005.
--------------------------------------------
[ 2 ]. Estudante do 5º semestre do curso de licenciatura em história da faculdade