Globalização e Regionalização econômica.
Vivemos em um sistema Capitalista, onde o que vale é o que você tem $$, O objetivo desse sistema é, como todos sabem, o LUCRO, tendo como base de tudo a compra e a venda. Os países, de modo geral, não produzem todos os bens e serviços que necessitam, assim, surge o que chamamos de comércio externo ou internacional. Dessa maneira, torna-se o comércio uma atividade globalizada e as economias “interdependentes”.
Os fluxos de mercadoria não se distribuem igualmente no mundo. Claro que não é distribuído igualmente, o Capitalismo é um sistema desumano que só prioriza o lucro sem pensar nos demais. Os pólos de poder econômico são: UNIÃO EUROPÉIA, NAFTA e APEC; os de importância secundária, MERCOSUL, SADC e ASEAN, existem outros blocos mas esses são os de maior importância. Apesar de a economia globalizada ser definida como multipolar, existem três grandes polos que lideram a economia do mundo: o bloco americano, o asiático e o europeu, que controlam mais de 80% dos investimentos mundiais.
Portanto, a economia globalizada é, na verdade, tri polar:
• O BLOCO AMERICANO: liderado pelos EUA, realiza grande parte de seus negócios na América Latina, sua tradicional área de influência.
• O BLOCO ASIÁTICO: liderado pelo Japão, faz mais de 50% de seus investimentos no leste e no sudeste da Ásia. Plano Colombo
• A UNIÃO EUROPÉIA: concentra dois terços de sua atuação econômica nos países do leste europeu.
A influência econômica está nas mãos dos países que representam as sete maiores economias do mundo: Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Canadá. No interior desses países há o predomínio das grandes empresas transnacionais que têm condições de liderar o mercado internacional.
Instituições Financeiras Internacionais:
• O FMI funciona como um banco cujo capital é constituído de cotas subscritas pelos países-membros chamadas Direitos Especiais de Saque (DES). DES é a moeda do FMI e, a partir de 1981. O