Globalização e cenários de incertezas
Objetivos
Ao final do estudo desse capítulo, você deverá ser capaz de:
Conceituar globalização, desfronteirização e sociedade da informação;
Identificar os impactos da globalização nos modelos de gestão e nos negócios;
Explicar como a globalização exerce impacto na sua realidade;
Conceber modelos de gestão com base nos impactos da globalização na realidade;
2.1 - O FENÔMENO DA GLOBALIZAÇÃO
O que é Globalização?
Globalização é uma princesa inglesa que estava com um playboy egípcio, em um carro alemão com motor holandês dirigido por um motorista belga embriagado com uísque escocês, capotando em um túnel francês, perseguido por italianos e socorrida por um médico brasileiro.
Vivemos hoje numa época de profundas mudanças na sociedade, na qual o ambiente e a gestão organizacional estão sendo transformados em decorrência da alteração dos valores e das mudanças tecnológicas e demográficas ocorridas nos últimos anos. Com o advento da Sociedade do Conhecimento, o modo de produção de bens vem sendo substituído gradativamente pelo modo de produção do conhecimento.
Alguns dados e fatos podem ajudar a exemplificar esse fenômeno. A notícia do assassinato do presidente Lincoln, ocorrido em 1865, levou 13 dias para cruzar o Atlântico e chegar a Europa. A queda da Bolsa de Valores de Hong-Kong, ocorrida em 1997, levou 13 segundos para fazer cair as principais bolsas de valores mundiais, segundo a Folha de São Paulo.
A origem da palavra “Globalização” não é nova, haja vista o termo “global” estar presente no dicionário editado pela Oxford University desde o século XVII. Logo, a globalização é um processo que se inicia com a comunicação. A comunicação é a ponta visível do iceberg que favorece o relacionamento econômico, o diálogo político, a troca cultural e de valores. Dessa forma, o processo de globalização pode ser vista como um conjunto de mudanças que reduzem a percepção pelas sociedades das restrições geográficas