Globalização - Prós e Contras
Globalização
Prós e Contras
Pedro Miguel Oliveira Ferreira (20571)
Docente: Mestre Manuel Gouveia – Disciplina: Economia e Negócios Intermacionais
escola superior de aveiro, Outubro, 2013
Índice Índice 3 Introdução 4
1. Prós e Contras 5
2. Saúde e Globalização 6
3. Religião e Globalização 7
4. Informática e Globalização 8
5. Economia e Globalização 9
6. Portugal e Globalização 11 Conclusão 12 Netgrafia 13
Introdução
“A globalização é o grande acontecimento económico da nossa era… Ela abre oportunidades inéditas a milhões de pessoas no mundo.” – Martin Wolf.
“Nós, o povo da Terra, somos uma grande família. Entramos numa era que apresenta novos desafios e novos problemas globais, como catástrofes ambientais, esgotamento de recursos, conflitos sangrentos e pobreza” – Eduard Shevardnadze.
De uma forma geral podemos definir Globalização como sendo o termo que define a crescente interdependência de povos e países. Este processo acelerou dramaticamente na última década, em especial por causa dos grandes avanços tecnológicos.
Contudo apesar de tudo o que foi exposto, não é correcto falar-se de uma única definição para Globalização, pois diariamente surgem novos conceitos e novas abordagens para tratar esta temática.
1. Prós e Contras
Prós:
- Maior rapidez para evolução competitiva e económica , como o exemplo da China; - Maior competição; - Propagação tecnológica em grande escala; - Maior facilidade de encontrar fontes de financiamento; - A entrada de produtos importados mais baixos e de melhor qualidade, que faz com que a oferta de produtos nacionais seja maior e os preços menores.
Contras: - Aumento da competição entre as empresas; - Problemas de exploração da mão-de-obra e dos recursos naturais dos países do terceiro mundo e em desenvolvimento; - As multinacionais apostam na deslocalização das empresas para os países que oferecem melhores condições de investimento, preços mais baixos da mão-de-obra,