Globalização da educação: mundo sem fronteiras influências das novas tecnologias na ead
RESUMO
Com um desenvolvimento cada vez maior de novas tecnologias, o uso na educação se torna inevitável. A necessidade de tornar o ensino-aprendizado acessível para uma grande parte da população que não tem disponibilidade de tempo,financeira, etc. Torna a tecnologia uma grande aliada, fazendo assim possível chegar a essa população um ensino à distância de qualidade.
Palavras-chave: tecnologia, educação, ensino à distância
1. INTRODUÇÃO
O constante desenvolvimento de novas tecnologias contribui para a criação e o desenvolvimento do ensino à distância. O mundo de hoje onde as pessoas cada vez menos tem a disponibilidade de cursar o ensino tradicional, o ensino à distância vem para suprir essa carência de ensino com qualidade, “o que favoreceu a disseminação e a democratização do acesso à educação em diferentes níveis, permitindo atender a grande massa de alunos.”(Almeida).
Mas a necessidade do conhecimento dessas tecnologias muitas vezes desmotiva e dificulta o inclusão dessas no ensino.
O intuito dessa pesquisa é mostrar as influencias tanto positivas quanto negativas das novas tecnologias na EAD.
2. O HISTÓRICO DO ENSINO À DISTÂCIA NO BRASIL
Apesar de um histórico antigo no mundo, no Brasil somente em 1937 o ensino á distância toma força com a criação do Serviço de Radiofusão Educativa, do Ministério da Educação, as aulas eram transmitidas através do rádio e os alunos acompanhava por material impresso em suas casas.
Em 1939 a criação do Instituto Monitor com cursos profissionalizantes, o envio do material didático, provas eram feitos através de correspondência. Desde sua criação o Instituto já formou atendeu mais de 5 milhões de pessoas.
No ano de 1941 surge o Instituto Universal Brasileiro com cursos técnicos, utilizava material impresso, por meio de correspondência. Até hoje atendeu mais de 4 milhões de pessoas.
Com a vinda da televisão em 1948 para