Globalização Cultural
E Globalização Cultural, é o meio em que há trocas de culturas, marcas, de um país para o outro.
A globalização mostra-se perversa pois ao mesmo tempo que traz para nossas vidas uma série de confortos, dentre eles telefone, TV a cabo, internet, fax, automóveis de luxo, ar condicionado, notebooks, aviões, heliportos etc., devido ao grande desenvolvimento tecnológico visto nos séculos XX e XXI, trouxe também a substituição do trabalho humano pelo trabalho mecânico.
Basta repararmos no advento da robótica, na introdução da informática nas empresas e na mecanização dos serviços.
Nos anos 80, a cargo de exemplo, a Volkswagen do ABC possuía cerca de 40.000 funcionários em sua empresa. Hoje, graças às novas tecnologias advindas do processo de globalização, esse número é inferior a 5.000.
Como consequência temos um dos mais altos índices de desemprego, e esse problema é global, é mundial e não apenas brasileiro.
Esta é a perversidade da globalização: comodidade x desemprego.
podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
processo iniciado por volta de 1500, em que os paises sairam de suas economias fechadas (feudalismo) para uma economia envolvendo todo o mundo.
Alguns trouxas que nunca estudaram história acham que isso começou na metade do seculo XX