Globalização : avanços tecnológicos
GLOBALIZAÇÃO: AVANÇOS TECNOLÓGICOS
Introdução
Primeiramente é necessária a discussão a respeito dos fatores que provocaram e impulsionaram este processo atual de globalização. O primeiro grande fator pode ser apontado como: A Revolução Industrial. O segundo grande fator está na mudança do sistema econômico para o capitalismo.
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada no Reino Unido em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
A nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram, surgiu o fenômeno da cultura de massa e, entre outros eventos.
Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores como:
1. Liberalismo econômico 2. Acumulação de capital 3. Uma série de AVANÇOS TECNOLÓGICOS, tais como o motor a vapor.
E então, o capitalismo tornou-se o sistema econômico predominante. E, na esfera social, o principal desdobramento da Revolução Industrial foi a transformação nas condições de vida nos países industriais em relação aos outros países da época, havendo uma mudança progressiva das necessidades de consumo da população, à medida que novas mercadorias foram sendo produzidas.
A partir da máquina, fala-se numa primeira, numa segunda e até terceira e quarta Revoluções Industriais. Porém, se concebermos a industrialização como um processo, seria mais coerente falar-se num primeiro momento (a máquina a vapor, no século XVIII), num segundo momento (energia elétrica, no século XIX) e num terceiro e quarto momentos, representados respectivamente pela energia nuclear e pelo avanço da informática, da robótica e das telecomunicações ao longo dos séculos XX e XXI.
Assim, a partir desses fatores, Revolução Industrial e Capitalismo, pode ser percebido com mais clareza o processo de globalização, pois, eles ajudam a entender as suas