globalização aspectos politicos
ASPECTO POLÍTICO
Equipe:
Paula Doce
Andrea Souza
Mayara
Jonas Cavalcante
Marcelo Figueiredo
Fco Vanderley
Jamil
Manaus
2011
GLOBALIZAÇÃO
ASPECTO POLÍTICO
Manaus
2011
Introdução
Por muito tempo, acreditou-se que os fenômenos sociais de relações de comércio e trocas entre países eram estabelecidos e regidos por uma poderosa origem conspiratória chamada "teoria da conspiração", no sentido de que algumas pessoas estariam se reunindo em algum lugar, decidindo os rumos e definições políticas, econômicas e financeiras do mundo.
No entanto, o processo do sistema capitalista internacional independe de uma vontade localizada ou individual, pois trata-se de um processo evolutivo, onde os avanços são gradativos e a qualidade dessas relações estreitam cada vez mais o mercado entre países.
Surgem os blocos econômicos, unindo esforços de vários países marcando a Nova Ordem Mundial, encerrando de uma vez a bipolarização preexistente (de um lado a União Soviética, do outro os EUA) e consolidando a multipolarização &endash; divisão do poder entre alguns grandes blocos econômicos (União Européia, NAFTA e o Mercosul), tendo como efeito colateral a marginalização dos países pobres.
A abertura comercial é um fato gerador do desemprego, pois a penetração das importações extinguem os mercados cativos criados pelo protecionismo. As atividades econômicas dos próximos anos estão condicionadas ao desempenho dos comportamentos macroeconômicos.
A década de 90 foi marcada pela crescente hegemonia do ideário neoliberal como modelo de ajuste estrutural das economias e pela afirmação do domínio político e militar dos EUA, com o fim da guerra fria e o colapso do chamado socialismo.
Esse movimento foi acompanhado pela evolução de novos conceitos no mundo do trabalho (qualidade, produtividade, terceirização, reengenharia, etc.), como resultado do desenvolvimento e da introdução de novas