globalizacao
1. Exemplifique sobre a ação condicionada.
R.: É quando o indivíduo é fortemente influenciado pela simples circunstância de estar no interior de uma massa espacialmente concentrada ou por uma massa dispersa. Exemplo: Brigas entre torcedores em estádios de futebol.
2. Quando um estado deixa de existir sociologicamente? E qual sua probabilidade?
R= Um Estado deixa de existir sociologicamente quando desaparece a probabilidade de que ocorram detetminadas ações sociais com sentido. Esta probabilidade pode ser muito grande ou reduzida até seu limite.
3. É correto afirmar que o surgimento do que Weber chama de "espírito capitalista" se deu graças aos trabalhos dos reformadores da igreja?
R. Não. Programas de reforma ética não foram jamais o ponto de vista central para nenhum dos reformadores. A salvação da alma e somente ela foi o eixo de sua vida e ação. Seus motivos éticos e os efeitos práticos de sua doutrina estavam ancorados aqui e eram tão só consequências de motivos puramente religiosos. (P. 81)
4. Como Weber define o “ espírito capitalista”?
Ele define o espírito do capitalismo como as ideias e hábitos que favorecem, de forma ética, a procura racional de ganho econômico e Toma como referência um texto de Benjamin Franklin “ Tempo é Dinheiro”. Para quem pode ganhar dez em um dia de trabalho e o não faz e gasta cinco em distrações, não perde dez, mas quinze. O espírito do capitalismo foge a ética religiosa. O lema é ganhar mais e mais sem, é claro, desfazer do patrimônio em gozos. Desvirtua-se do lema da vida, pois exige de seus escravos o máximo de empenho, mesmo que seja enterrado sem usufruir do patrimônio. O que importa em tal estudo é o espírito da coisa em si. A ética de o capitalismo estar na máxima de viver trabalhando recebendo com isso dinheiro.