Globaliza O E Saude
O professor definiu três caminhos básicos para se analisar como a globalização afeta a saúde e os sistemas de saúde e de tomada de decisão: Creio que podemos considerar o impacto da globalização sobre o desempenho econômico geral dos países, os inúmeros efeitos da redução das barreiras comerciais e o aumento de fatores de risco para doenças.
Globalização: um processo repleto de contradições
A globalização melhora o desempenho econômico dos países? De alguma forma isso tem trazido melhorias para a saúde da população? Segundo Bruce Fried, há algumas evidências de que os países globalizados tendem a apresentar uma melhoria na economia geral, com o aumento do PIB, entre outras coisas. Não há, no entanto, nenhuma prova de que o incremento da economia de mercado melhore a qualidade de vida da população ou reduza as iniqüidades sociais, afetando o coeficiente Gini do país.
O que temos visto, em realidade, é a convivência, em países que cresceram muito com a globalização, como a China e a Índia, de ilhas de prosperidade e de bolsões de pobreza e miséria, o que revela as contradições do processo de globalização, afirmou, completando: A globalização permitiu o aumento da disseminação do conhecimento, dos movimentos ambientais internacionais e dos direitos das mulheres, mas também vem causando desemprego e instabilidade política e social, redução das receitas públicas, por conta da queda de tarifas, com