Global Sourcing
O uso do conceito de global sourcing tem sido a força motriz do desenvolvimento e da expansão da economia global. A inclusão de fornecedores de todo o mundo no processo de licitação para contratos de grande porte reduz os preços e aumenta a concorrência. A criação deste tipo de infra-estrutura permite às empresas criar escritórios filiais em diversas localidades ao redor do mundo. Existem três principais indústrias que são ideais para global sourcing: manufatura, serviços especializados e call centers de telefonia.
Os custos de produção variam internacionalmente devido à conversão de moeda e ao custo de vida em diferentes países. Os custos do trabalho e os materiais são mais baixos nos países em desenvolvimento do que na América do Norte ou na Europa. Essa diferença se traduz em economia significativa nos salários e melhores custos-benefícios.
Serviços especializados, tais como compras, engenharia, profissionais de tecnologia da informação e consultores, são uma crescente área de global sourcing. O nível de habilidade e conhecimento detido por estes profissionais lhes permite oferecer serviços de alta qualidade para seus empregadores. Devido ao menor custo de vida em diferentes nações, muitas empresas estão construindo seus departamentos de serviços profissionais na América do Sul.
Centros de chamadas telefônicas, os denominados Call Centers, têm crescido exponencialmente na Índia e em outros países onde o Inglês é o idioma principal. Os custos de mão de obra, equipamentos e de construção dessas instalações são significativamente menores do