Global sourcing
Global Sourcing
Introdução
É o fenômeno mundial relativo aos negócios internacionais, que consiste na terceirização de atividades usualmente praticadas por uma empresa em um determinado país, ou seja, na busca por reduzir custos e aumentar a participação em novos mercados, a empresa decide contratar direta ou indiretamente empregados, fornecedores ou prestadores de serviço localizados em um mercado externo, normalmente com custos inferiores ao praticado em seu país de origem, com isso a empresa tem uma economia significativa, sem perder a qualidade, já que são escolhidos países que possuem uma notada vantagem competitiva, como a Índia, tradicional destino das empresas de call centers, sobretudo graças ao fato da população falar inglês relativamente bem, e contar com baixos custos de mão-de-obra, tal atividade é vista essencialmente nas áreas da manufatura, serviços especializados e call centers. Deve-se evidentemente se atentar para as leis e a cultura do país no qual deseja-se iniciar as atividades, para não sofrer interferências indesejadas por parte dos governos e da concorrência local, que apesar de já estar habituada com tal mercado, não detém a mesma tecnologia da empresa internacional entrante.
Global sourcing é uma terceirização estratégica que efetivamente amplia o escopo do processo de contratação para incluir as empresas que operam em outros países. Sourcing estratégico faz parte dos métodos de negócios usados para gerenciar o processo de licitação e seleção de fornecedores. Aquisições também são conhecidas como compra e se referem às leis que cercam as oportunidades de licitação justas e equitativas.
O uso do conceito de global sourcing tem sido a força motriz do desenvolvimento e da expansão da economia global. A inclusão de fornecedores de todo o mundo no processo de licitação para contratos de grande porte