Glicides
Generalidades — São também chamados glúcides, hidratos de carbono, Carbohidratos ou açúcares. São fornecedores de energia e muitas vezes responsáveis pela rigidez dos tecidos e células animais e vegetais. São mais abundantes nos vegetais do que nos animais, porque os vegetais sintetizam nos processos de fotossíntese e quimiossíntese, enquanto os animais na maioria das vezes os obtém já prontos.
Natureza química — Os açúcares são compostos orgânicos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio. O hidrogênio e o oxigênio muitas vezes estão na proporção de 2:1, como na água. podendo a fórmula molecular do açúcar ser escrita do seguinte modo.
Cn(H2O)m
Daí o nome Carbohidratos ou hidratos de carbono. Entretanto, existem substâncias que não pertencem a este grupo mas podem ser escritos deste modo, bem como existem açúcares onde esta proporção não se verifica.
Classificação e principais exemplos — Os glícides que têm importância biológica podem ser divididos em três classes: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
1º)Os monossacarídeos ou oses são os açúcares mais simples e não podem ser hidrolisados; portanto, não sofrem digestão: quando ingeridos são absorvidos diretamente e levados a todas as células do corpo. Os monossacarídeos mais importantes são os que tem 5 a 6 carbonos, denominados respectivamente de pentoses e hexoses. As pentoses e hexoses mais importantes são:
pentoses ribose pentoses ribose C5 desoxiribose C5 desoxiribose
Nota: A glicose é a molécula para obtenção de energia celular.
2º)Os dissacarídeos resultam da condensação de duas moléculas de monossacarídeos com perda de uma molécula de água. Os mais importantes são: sacarose, maltose, lactose e celulose A hidrólise de uma molécula de dissacarídeo fornece duas moléculas de monossacarídeos. Exemplo:
H2O
Sacarose glicose + frutose
C12H22O11 C6H12O6 C6H12O6