Glaucoma
← Vasos sanguíneos: São pequenos “tubos” que existem por todo o corpo da maior parte dos seres vivos por onde circulam o sangue. ← Infarto: É a “morte” de uma parte do músculo cardíaco causada pela ausência da irrigação sanguínea que leva nutrientes e oxigênio ao coração. ← AVC: Acidente Vascular Cerebral é uma doença caracterizada pelo início agudo a diminuição da função neurológica. ← Glaucoma: O glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico relacionada a pressão ocular alta. Podendo causar até a cegueira irreversível. ← Cegueira: Perda de visão. ← Pressão Arterial: É a pressão arterial elevada ← Humor Aquoso: É um liquido que circula no interior do olho para nutrir a córnea. ← Córnea: É a parte anterior transparente e protetora do olho. ← Diabetes: Caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. ← Células nervosas: São células pertencentes ao sistema neural. ← Miopia: é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados.
O glaucoma é causado pelo entupimento do espaço por onde circula o humor aquoso (responsável por nutrir a córnea), essa substancia se acumula e aumenta a pressão intra-ocular que se exagerada danifica as células nervosas responsáveis por transmitir a imagem dos olhos ao cérebro, ao passar do tempo, o campo de visão vai diminuindo desde a periferia. Mas geralmente só se percebe a doença quando a visão central é atingida e o glaucoma já está avançado. Não há cura, porém o tratamento pode controlá-lo.
Na faze de Pré-Patogênese é preciso estimular as pessoas a consultar o oftalmologista regularmente (pelo menos uma vez ao ano), principalmente quando há casos de glaucoma na família. Quando o individuo já está em um estado Patogênico é importante um acompanhamento clinico; há um tipo