Glassfish
Introdução
É um servidor de aplicação open source liderado pela Sun Microsystems para a plataforma Java EE. Sua versão proprietária é chamada Sun GlassFish Enterprise Server. GlassFish é software livre, sendo duplamente licenciado sob duas licenças de software livre: Common Development and Distribution License (CDDL) e GNU General Public License (GPL) alterada exceção para classpath.
GlassFish suporta todas as especificações da API Java EE, tais como JDBC, RMI, JavaMail, JMS, JMX etc. e define como coordená-las. GlassFish também suporta algumas especificações específicas para componentes Java EE, como Enterprise JavaBeans, conectores, servlets,portlets, JSF e diversas tecnologias de web services. Isto permite que desenvolvedores criem aplicações corporativas portáveis, escaláveis e fácies de integrar com código legado.
A base de GlassFish é o código-fonte liberado pela Sun e o sistema de persistência TopLink da Oracle. Ele utiliza uma variante do Apache Tomcatcomo container de servlets, com um componente adicional chamado Grizzly que utiliza nio para maior escalabilidade e eficiência.
GLASSFISH
Desenvolvedor: Sun Microsystems (Pertencente à Oracle Corporation)
Escrito em: Java
Sistema Operacional: Multiplataforma
Gênero: Servidor de Aplicação
Licença: Common Development and Distribution License & GNU General Public License
Como instalar e configurar um servidor GlassFish
O GlassFish oferece suporte a todas as especificações da API JAVA, JDBC, RMI, JavaMail, JMS, JMX, servlets, portlets, JSF, web service, e algumas outras tecnologias descritas no site oficial em http://glassfish.java.net/
Para instalá-lo é preciso fazer o download em http://glassfish.java.net/public/downloadsindex.html - escolha o servidor open-source; você será redirecionado para a página de download onde poderá escolher a versão para seu sistema operacional. Irei demonstrar uma instalação para Windows 7, portanto se esse também for o seu