glanuloma eosinofilico em gatos

1022 palavras 5 páginas
GRANULOMA EOSINOFÍLICO EM GATOS (CGE) O complexo granuloma eosinofílico em gatos doença dermatológica felina é uma síndrome mal conhecida, de origem de muitas falhas e erros terapêuticos.
O granuloma consiste em um grupo de lesões que afeta a pele e a cavidade bucal , as principais causam: são alérgicas, víricas, bacterianas, auto-imune, parasitaria, genética e idiopáticas.
Entre a mais importante é a alérgicas, que incluem : as alimentares, decorrentes de picada de pulga, a atopia e a hipersensibilidade à picada de mosquito.
Na patogenia CGE está na realidade na pele dos gatos e caninos, na ação dos mastócitos e eosinófilos. Os eosinófilos desenvolvem um importante função na reação inflamatória, além de sua presença de indicativo no processo de alérgicos e parasitoses. Nos gatos a hipereosifilica que pode originar de uma disfunção medular ou uma capacidade de regulação de uma ação parasitaria ou alérgica.
Os monócitos estão associados aos eosinófilos no epitélio e tem a função na atração química e ativação desses células, ou seja, uma vez que os monócitos ativados ficam hiperativos e sofrem granulações ou menor estímulo de pressão ou trauma, cuja ambas células são responsáveis por necrose e assim degradam o colágeno, em conjunto com mediadores inflamatório que forma a estrutura granuloma.
O colágeno necrosado comporta-se como corpo estranho que poderá calcificar e ser eliminado na epiderme para a superfície da pele aparecendo como uma úlcera.
LESÕES
As lesões podem ocorrer na região posterior dos membros pélvicos, na face, cavidade oral, especialmente na língua e palato, na ponte nasal, nos pavilhões auriculares e nos coxins podais.
As lesões na coxa são geralmente circunscritas, elevadas e firmes, formando placas de coloração amareladas e rosada. Já as lesões na face na cavidade bucal apresentam de forma papular a nodular.
O granuloma é a causa mais comum de tumefações e nódulos inferior (gatos beiçudos) e queixos tumefactos

Relacionados