Glandulas
Os principais órgãos do sistema endócrino são o hipotálamo, a hipófise, a tireoide, as paratireoides, os testículos e os ovários.
A ocitocina é um hormônio produzido principalmente pelo hipotálamo (uma região do cérebro do tamanho de uma amêndoa localizada perto do tronco cerebral, que liga o sistema nervoso ao sistema endócrino através da glândula pituitária). A ocitocina é liberada diretamente no sangue através da glândula pituitária, ou para outras partes do cérebro e da medula espinhal. Ela é mais conhecida por seu papel no parto e amamentação é também chamada de hormônio do amor, pois está intimamente ligada à sensação de prazer e de bem estar físico e emocional, e à sensação de segurança e de fidelidade.
A prolactina é um hormônio produzido principalmente no sistema nervoso central (hipófise), Esse hormônio desempenha um papel importante na amamentação e ovulação. A hiperprolactinemia é o excesso de produção de prolactina, resultando em alterações nas funções sexuais e reprodutivas.
A tireoide produz a tiroxina, hormônio que controla a velocidade de metabolismo do corpo. Se ocorrer hipertireoidismo, isto é, funcionamento exagerado da tireoide, todo o metabolismo fica acelerado.
Se a tireoide trabalha menos ou produz menor quantidade de tiroxina que o normal, ocorre o hipotireoidismo, e o organismo também se altera: o metabolismo se torna mais lento.
As paratireoides são quatro glândulas localizadas em volta da tireoide. Elas produzem o paratormônio, hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo no sangue.
O ADH, hormônio antidiurético que age evitando a perda de água do organismo. O ADH é o Hormônio Anti-Diurético produzido pelo hipotálamo. Atua sobre os rins, aumentando a retenção de água pelo corpo.
Progesterona é um hormônio produzido pelas células do corpo lúteo do ovário. O corpo lúteo é uma estrutura que se desenvolve no ovário, no lugar