Gladiadores
Aluno: Armando Alves Viana
Gladiadores
Santarém/PA
2012/08/17
Armando Alves Viana
Gladiadores
Dedico esse trabalho a Deus
E aos meus pais por estarem
Dando-me a oportunidade de
Ter um ensino de qualidade.
Santarém/PA
2012/08/17
Introdução
Neste trabalho abordarei o tema gladiadores detalhando os principais tópicos que são as características, a vida, sua origem e todas suas dificuldades demonstrando a sua necessidade de lutar para sobreviver.
Gladiador era um lutador escravo treinado na Roma Antiga. O nome "Gladiador" provém da espada curta usada por este lutador. Eles se enfrentavam para entreter o público, e o duelo só terminava quando um deles morria, ficava desarmado ou ferido sem poder combater. Nesse momento do combate é que era determinado por quem presidia aos jogos, se o derrotado morria ou não, frequentemente influenciado pela reação dos espectadores do duelo. Alguns dizem que bastava levantar o polegar para salvar o lutador, outros dizem que era a mão fechada que deveria ser erguida.
Entretanto alguns estudos relatam que nem sempre o objetivo era a morte de um dos gladiadores, haja vista, que isso geraria ónus para o estado romano. Argumenta-se que o principal objetivo era o entretenimento da plateia. Faziam parte da política do "pão e circo".
Pouco comum era que um romano de alta posição social, mas arruinado, se relacionasse como gladiador a fim de garantir a própria defesa, ainda que de maneira arriscada. Ser proprietário de gladiadores e alugá-los era uma atividade comercial perfeitamente legal.
História
As primeiras lutas conhecidas aconteceram em Roma em 286 a.C., no começo da Primeira Guerra Púnica. Porém o esporte teve início com os Etruscos.
Durante cerca de sete séculos, as lutas dos gladiadores, entre si ou contra animais ferozes, o que era menos valorizado e prestigioso para os lutadores, foram os espetáculos preferidos dos romanos.
O Coliseu, era o principal palco dessas lutas, em Roma,